quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Mulher virtuosa


"Mulher virtuosa, quem a achará?O seu valor muito excede ao de finas jóias."Pv.31.
Qual mulher não conhece os Provérbios 31? Em pleno século 21, depois de termos feito tantas conquistas, ainda somos desafiadas pela mulher descrita há séculos atrás  em Pv.31. Uma mulher sábia,habilidosa,próspera,forte e cheia da unção de Deus, que em tudo está atenta, cuida da sua casa, educa primorosamente seus filhos, ama e honra seu marido e recebe muitos elogios, sendo digna de exemplo para todas as mulheres. Mas pasmem, na Bíblia, em nenhum momento lemos a palavra perfeita, ou seja ela tem sim, inúmeras qualidades, mas não é perfeita. Então qual seria o seu segredo? Ela conhecia aquele versículo da Bíblia onde diz:" Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça,e todas estas coisas vos serão acrescentadas."(Mt 6.33).Eis a chave do seu sucesso, sua obediência, fé e reverência ao Senhor acima de todas as coisas.
Acredito que houve momentos em que ela tenha cumprido com seus deveres apenas por obrigação, que alguma vez tenha alterado o seu tom de voz com seus filhos, que em algum momento tenha discordado de seu marido ou não tenha ficado muito contente com alguma atitude ou palavra dele.Que houve momentos em que fraquejou, se cansou e não soube o que fazer. Isso significa que ela era humana e imperfeita como nós. A diferença está na comunhão, no relacionamento que ela mantinha com Deus. Penso que em seus momentos de tempestade, ela se ajoelhava e orava ao Senhor, suplicava o seu auxílio e socorro, pedindo-lhe sabedoria e misericórdia.Sabemos que Deus é um pai amoroso, que  é capaz de perdoar nossos erros e nos dar a sabedoria necessária para vencermos nossas dificuldades e limitações. Ela conhecia e seguia a palavra de Deus, sabia de sua imensa misericórdia ,do seu poder de restaurar, e nos abençoar.O Senhor conhece os desejos do nosso coração e tem poder para realizá-los, mas precisamos confiar e obedecer .Assim fazia a mulher virtuosa, ela usufruía  das benção de Deus em sua vida porque soube buscá-las e merecê-las.
 Ela possui  habilidades extraordinárias, organiza sua casa e as finanças da família com maestria, programa seu tempo e seus afazeres de forma eficiente, Recebia elogios de seu marido e de seus filhos. Olha só que benção, ser elogiada por pessoas tão próximas á nós, que nos conhecem intimamente, sabe de nossos defeitos e fraquezas. Quando seus filhos e seu marido á elogiam, não estão se referindo á sua beleza exterior, ou aos seu sucesso na carreira profissional, ou aos bens materiais adquiridos.Eles estão falando do seu caráter, elogiam a sua dedicação para com Deus , sua família e ao seu próximo.Exaltam sua bondade, habilidade, dedicação,amor, humildade, honradez....
A mulher virtuosa é uma mulher forte, persistente, inteligente, destemida, temente á Deus, que respinga a sua graça ao seu redor. Em um mundo tão moderno como o que vivemos, ser uma mulher virtuosa pode parecer algo careta, antiguado. Mas muito válido, estamos aqui para ser sal da terra e luz no mundo, para fazer a diferença.
Este é um texto muito simples, não nos aprofundamos muito nas virtudes da mulher dos Provérbios 31, mas descobrimos o segredo da mulher virtuosa, ter comunhão com Deus.O Senhor foi quem a abençoou com todas as suas habilidades e qualidades. Vamos obedecer a palavra de Deus, e imitá-la, tomá-la como exemplo á ser seguido, tornarmos mulheres virtuosas.
                             Mulher virtuosa: temente ao Senhor,forte e capaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário