sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Etiqueta de mesa

Gente notaram como os dias estão passando rápido?O fim do ano já bate á nossa porta e com ele vem as festas de fim de ano, é hora de confraternizar, de reunir. E pensando mestas reuniões, que me veio a ideia desse post.na hora de arrumar a mesa para um almoço ou jantar sempre fico em dúvida se faço algo mais casual ou formal. A verdade é que tudo vai depender de quem e quantos você vai receber e que tipo de reunião deseja dar.Então vamos ver algumas dicas.
O guardanapo sempre deve ser colocado dentro do prato ou do lado esquerdo deste.
 O uso dos talheres se dá de fora para dentro, ou seja, os que estiverem mais distantes do prato serão os primeiros á serem usados. Essa é fácil, basta lembrar da frase: os últimos serão os primeiros.
Os garfos devem estar á esquerda, facas e colheres á direita talheres de sobremesa acima do prato,copos á direita.
Existem duas formas de manuseio dos talheres, a americana, na qual você usa a faca na mão direita e o garfo na esquerda, após corta o alimento, você deixa a faca no prato e pega o garfo com a mão direita para levar o alimento á boca. Na maneira européia, você segura o garfo com a mão esquerda e a faca com a direita, mas pode levar o alimento á boca com o garfo na mão esquerda mesmo.
Para descansar os talheres o garfo descansa dentro do  prato do lado esquerdo e a faca no direito, podendo se cruzar dentro do prato.
Ao terminar a sua refeição deixe os talheres do lado direito do prato de forma que ambos fiquem lado a lado.
As taças ou copos ficam á direita acima do prato, e devem estar na ordem da maior para menor. ao usá-los, segure-os pela hastes.
Caso seja servido pãezinhos ou frango á passarinho, pode usar as mão para comer. Os pãezinhos não devem serem cortados com a faca.
Para massas use apenas o garfo e se necessário , o auxílio de uma colher. Não corte a massa com a faca, use o garfo.
Para peixe use o garfo com três pontas ou o convencional e a faca que não tem cerras.
De preferência as folhas de salada não devem ser cortadas, use o garfo e a faca para fazer trouxinhas dobrando-as, caso sejam grandes demais, cote ao meio e depois faça a trouxinha.
Os alimentos devem serem cortados á medida que você for comendo.
Agora que já falamos de como se portar á mesa, vamos ver como colocar á mesa.

1.os pratos devem serem colocados dois dedos acima da borda da mesa, colocando o sous-plat, o prato principal e o prato de salada por cima. O guardanapo pode ficar dentro ou do lado esquerdo do prato.
2.o prato lateral para pães deve estar acima á esquerda e com uma faca.
3.a quantidade de talheres na mesa depende dos pratos que serão servidos. 
4. os garfos devem estar á esquerda do prato na ordem de dentro para fora: garfo de peixe e garfo de mesa.
5.facas e colheres do lado direito do prato, de dentro para fora, na ordem:colher de sopa, faca de peixe e faca de mesa.
6.os talheres para sobremesa devem estar acima do parto, sendo colher de sobremesa e garfo de sobremesa.
7. s taças ou copos devem estar acima dos talheres á direita do prato, sendo da maior para a menor: água, vinho tinto e vinho branco, pode também haver uma taça para espumante que deve ficar entre a taça de vinho tinto e vinho branco, um pouco acima destas.
 Não esqueçam de colocar uma toalha bonita e bem passada, providenciar um arranjo para o centro da mesa e se desejar você pode usar porta guardanapos, existem muitos lugares que vendem, dá para encontrar uns bonitos e baratos, ou, você  mesma pode fazer o seu, seja usando flores, fitas e miçangas.
Há outras maneiras de como montar uma mesa, mas achei essa mais simples e mais fácil de adaptar de acordo com a sua vontade e seu tipo de recepção. Muitas vezes recebemos pessoas mais próximas que não se faz necessário o uso de tanta formalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário