segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Frutos do Espírito-um estilo de vida

"Andai no Espírito e jamais satisfazeis a concupiscência da carne.Porque a carne milita contra o Espírito.
Mas o FRUTO DO ESPÍRITO SÃO: amor, alegria,paz,longanimidade, benignidade, bondade,fé, mansidão e temperança."
(Gálatas 5.16 e 22)

*AMOR: caridade, é querer bem aos outros sem requerer nada em troca, fazer tudo que puder para o bem do próximo."Porque toda lei se cumpre em um só preceito:Amarás a teu próximo como a ti mesmo."O amor é o vínculo da perfeição.(Cl.314).

*ALEGRIA:ter prazer em buscar ao Senhor, alcançar suas bençãos, seguir e cumprir a sua palavra. Termos alegria em nosso coração mesmo nas adversidades, não sendo murmuradores ou pessimistas, sempre acreditando nas promessa de Deus."Alegrar-me-ei nos teus estatutos..."(Sl.119.16).

*PAZ:quando confiamos em Deus não conhecemos a aflição, sua paz transborda em nós, temos tranquilidade interior transmitida pelo Espírito Santo de Deus que guarda nosso coração de inquietações, colocando diante de Deus todos nossos problemas, e confiando no agir de Deus.
"A paz de Deus que excede todo entendimento,guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus"( Fl.4.7)

*LONGANIMIDADE: ter paciência e esperar no Senhor, ser tardio para irar e tomar decisões precipitadas, ser prudente e saber aguardar."Tu porém tens seguido a minha doutrina, modo de viver e intenção,fé, caridade, paciência e longanimidade...(2Tm 3.10)"

*BENIGNIDADE: ter compaixão para com os outros, não querer magoar ou provocar dor ao teu próximo,antes fazer o bem e perdoar sempre."Revesti-vos pois como eleitos de Deus,santos e amados,de benignidade e mansidão... perdoando-vos uns aos outros, assim como Cristo vos perdoou.(Cl 3.12)"

*BONDADE:  não cometer o que é mal, não fazer maldades ou ter o coração com rancor e mágoas,andar em retidão e buscar sempre fazer o bem.

*FÉ:confiança e lealdade constante em Deus e em suas promessas, acreditar no Senhor Jesus de todo seu coração, sem dúvidas, ter compromisso com a sua palavra e certeza de seu poder em nossas vidas."Se tiveres fé do tamanho de um grão de mostarda,direis a esta amoreira:arranca-te daqui e planta-te no mar,ela vos obedecerá.( Lc17.6)

*MANSIDÃO: ter moderação , humildade, saber submeter-se quando for preciso sem se irar ou guardar mágoa, ser cauteloso com as atitudes e palavras."Ao servo do Senhor não convém contender e sim ser manso...(2Tm 2.25)

*TEMPERANÇA: ter domínio próprio, saber controlar nossas emoções, auto- controle, ser moderado e conter-se.

Andar no Espírito é algo bem difícil á nós humos e imperfeitos,  esses são atributos divinos, são virtudes , qualidades e características que devem estar presente na vida de todos nós. Mas para alcançarmos tal graça é necessário uma maturidade espiritual grande, nos tornando mais próximos de Deus. As virtudes descritas aqui se refere á como devemos nos comportar diante do nosso relacionamento com Deus e com os outros,em como devemos nos comportar e agir diante de situações que envolve outras pessoas e de nossos sentimentos com relação á elas. É um estilo de vida que alcançamos quando seguimos á palavra de Deus e pedindo á ele em oração tais virtudes.É sentirmos alegria em servir ao Senhor, sermos fiéis aos seus ensinamentos, termos amor á Deus e ao nosso próximo, saber perdoar aos que nos fere e ainda ter amor por ele e lhe desejar o bem, não responder quando são ásperos conosco, termos confiança na palavra de Deus mesmo nas adversidades, quando já não vemos mais uma esperança.Termos sempre esperança e não desistir,saber conter nossos impulsos e não agir de maneira imprudente, ter humildade mesmo quando somos atacados e humilhados.Parece algo irreal e impossível ao ser humano, mas Cristo pode agir em nossa vida, nos dando discernimento e orientação com relação á esses dons. De alguma forma precisamos começar á praticá-los, talvez em algumas ocasiões perderemos o foco e erraremos, o que importa é mantermos a perseverança e continuar tentando.Diante de uma falha, um recomeço, é praticando que se aprende e aperfeiçoa. Tente uma virtude por vez, assim conseguirá ter o domínio de todas com o tempo.Mas saiba que uma virtude se associa a outra.Sempre que tentar estará praticando a longanimidade,a benignidade vem junto com a bondade, e quando fazemos o bem, principalmente ajudando ao próximo, sentimos uma imensa alegria e paz dentro de nós, e o amor, ele abrange todas as virtudes, pois através dele é que surgem as outras. Se não houver amor, não há paz, alegria, perseverança,benignidade,bondade,fidelidade,mansidão e temperança. Então que haja muito amor dentro de nós. E que estas virtudes comecem á serem metas de vida de todas nós, jamais nos esqueçamos de praticá-las, com o coração aberto para aprender.Que sejamos mais espirituais e menos carnais,lembrando que as coisas deste mundo são passageiras e que estamos aqui em busca da salvação.

"Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra."
(Colossenses 3.2)
                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário