sábado, 21 de janeiro de 2012

Casamento, um compromisso com Deus

 

 Muitas de nós, desde cedo, sonham em encontrar o seu príncipe e se casar.O fato é que no mundo atual que vivemos a instituição do casamento foi banalizada, as responsabilidades que rodeiam essa união deixou de ser conjunta e passou á seu independente, tipo cada um por si. A mulher ocupou o seu lugar no mercado profissional, e ambos ficam fora de casa, chegam cansados e estressados, cuidam menos da relação á dois e compartilham pouco tempo juntos. Ao invés de ser uma união entre duas pessoas, o casamento se tornou uma queda de braço entre muitos casais, tendo  dois cabeças em um único lar,  onde o amor e a compreensão deu lugar á cobranças e infidelidade. E quando desrespeitamos os princípios de Deus, o resultado é contendas, insatisfação e separação. Existem aqueles que não estão dispostos á seguir estes princípios, por isso acabam sofrendo.
  Deus criou o casamento não só para que tenhamos filhos, mas para que tenhamos um companheiro, com quem possamos não dividir, mas somar o amor, o respeito e os sonhos.Para que essa união tivesse um começo e um fim, somente determinado por Ele ( Rm 7. 1-3). Apesar de ser um compromisso que assumimos de forma pública, um casamento vai além de lindos vestidos, muitos convidados, comida farta, buffet requintado e decoração dispendiosa. É um compromisso firmado entre duas pessoas que recebem a benção de Deus para iniciar uma vida á dois, sendo uma só carne e formar uma família. Este compromisso é moldado no compromisso de Cristo com a sua Igreja, os votos feitos pelos noivos na ocasião da cerimônia incluem o Senhor Jesus, eles firmam um compromisso também com o Senhor, as alianças simbolizam isso, a união, um compromisso, como o que Deus fez com seu povo.
 E claro que, em meio á tanto amor existe responsabilidades, ás quais devemos honrar. Lembro-me que quando casei fiz o voto de ser submissa ao meu marido, engoli seco na hora, mas fiz e tento cumprir, sei que muitas vezes falho, mas tento corrigir, e assim deve ser durante todo o casamento. Não há garantias que não vamos falhar, de que tudo dará certo, por isso, a persistência e tolerância são fundamentais dentro do casamento. A Bíblia é muito clara quanto á importância do casamento e os papéis de cada um dos dois. A mulher deve ser a ajudadora, companheira, boa mãe, cuidar do seu lar e ser submissa ao seu marido. Você pode achar injusto, pesado, e pensar que desta forma a mulher estará se sujeitando de forma negativa ao homem, uma forma de anular a sua capacidade e importância, mas não é, Deus é justo e sabe como cuidar de cada um de seus filhos, Ele criou o homem e a mulher e também o casamento, sabe como devemos agir para sermos bem sucedidos." O homem é o cabeça da casa, e a mulher, a coluna".
Ser submissa, não significa nos tornarmos escravas,  sermos neutralizadas ou inferiores ao homem, e sim,  sermos tratadas como a parte mais frágil  de um relacionamento entre um homem e uma mulher. Significa que temos uma missão para com nossa lar, nosso marido e nossa família. Mediante a palavra de Deus somos ajudadora, isso nos coloca ao lado do marido e não atrás. A autoridade do marido foi concedida por Deus, Ele deve ser o provedor, proteger, amar e honrar a sua esposa, e a mulher deve ser a sua ajudadora. Não devemos redefinir os princípios de Deus para a família, tomando parte da vida moderna, pois não haverá paz e nem será abençoado. a submissão da mulher ao marido é vista como parte integrante de sua obediência ao Senhor Jesus. O homem é o cabeça e deve cuidar da provisão de seu lar, zelar pela segurança e conforto de sua família, dar amor,  cuidar pelo bem estar e honrar a sua esposa, sendo fiel e leal á ela. O respeito do homem pela mulher começa pelos seus pensamentos se estendendo  a maneira como ele á trata até ao seu estilo de vida. Enquanto cabe á mulher, respeitar e ter admiração pelo seu marido, reconhecer as suas qualidades, falar com bondade em relação ao que não lhe agrada ou os defeitos dele. Ambos devem dar ao outro a certeza de seu amor e fidelidade, honrem um ao outro publicamente. ( Ef  5. 22-33)
Em um casamento  é necessário se construir pontes, laços que unam o casal e não muros que separem, neste intuito em diversas ocasiões teremos que renunciar, abdicar de algo para evitar conflitos.  Construir um relacionamento saudável não é uma tarefa fácil, dia após dia vamos aprendendo a lidar com as situações que surgem, portanto, as decisões devem serem tomadas pelo casal, através de um diálogo  franco e respeitoso. É comum parentes quererem dar a sua opinião em determinadas questões, talvez por se julgarem mais experientes, mas cabe aos dois impor limites aos seus parentes, para que eles não interfiram no seu relacionamento e nem em seu lar. ( Ef 5. 31) Apartir do momento em que se unem, ambos estarão vindo com suas "bagagens" de conhecimento e valores e seu lar deve ser estruturado em cima da junção destas bagagens, deve ser feito um acordo entre os dois, para que seus conhecimentos e valores se encaixem, e definam como desejam administrar seu relacionamento, seu lar, suas finanças e seus filhos.
Hoje existem inúmeros livros de aconselhamento para casais, tanto para mulher como para o homem, mas cuidado, este tipo de leitura pode até lhe trazer algum benefício, lhe mostrar as coisas de uma outra forma, mas não podem suprir as necessidades de um casale e nem restaurar causamentos. A melhor opção é colocar o Senhor na direção desta união, seguir os seus mandamentos, obedecer á sua palavra. quando estiver passando por dificuldades busque a sua resposta na Bíblia, lá você vai encontrar muitos textos onde fala sobre o casamento, o livro de Cânticos é uma referência não só ao casamento, mas também aos sentimentos que envolve o amor entre duas pessoas.Ore a Deus para que Ele te dê discernimento, força e sabedoria e que seja Ele o único á estar entre vocês dois. 
 Há dez coisas que jamais pode faltar em uma união:
1- Deus
2-Amor
3-respeito
4 -tolerância
5-comprometimento
6-romance
7-fidelidade
8- valorizar o outro
9-amizade
10-diálogo
Importe-se um com o outro, esteja tento ao que pode fazer para demonstrar o seu amor e fazer o outro feliz.
"Melhor é serem dois do que um, porque tem melhor paga do seu trabalho.
Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro, mas ai do que estiver só, pois caindo,não haverá outro que o levante.
Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão.
E se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão, e o cordão de três dobras não se quebra." ( Ec 4. 9-12)

" O amor é paciente, é benigno, não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal, não se alegra com a injustiça,mas regozija-se com a verdade;
 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
                       (1Co 13. 4-7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário