segunda-feira, 26 de março de 2012

Deixando de ser Estátua


Muitas coisas acontecem em nossa vida e algumas delas nos deixam marcas profundas, difíceis de esquecer. Conhecemos todas as frases feitas relacionadas ao passado, tipo "quem vive de passado é museu", " esqueça isso, é passado", " não chore sobre o leite derramado" ou " águas passadas não movem moinhos", todas verdadeiras, mas como fazer quando situações passadas deixam mágoa dentro de nós? Pode ser por um amor que deixou feridas, uma amizade destruída, uma traição, uma humilhação, são tantos os fatores que nos causam sentimentos avessos que descrevê-los parece complicado demais.
 Apenas nos basta saber que todo o consolo que necessitamos, podemos encontrá-lo na Bíblia, lá está a sabedoria de vida que tanto buscamos. Não é fácil colocá-la em prática, visto que os ensinamentos de Deus são claros e objetivos. A Bíblia nos dá um bom exemplo do que acontece com a pessoa que fica olhando para trás, a esposa de Ló, aquela que desobedeceu a ordem do Senhor e olhou para trás e se transformou em uma estátua de sal(Gn19.26). É isso que nos acontece quando ficamos olhando para trás, vivendo do passado, nos tornamos uma estátua, nossa vida fica estagnada. O viver do passado não nos permite evoluir como pessoa, caminhar para frente, progredir. Se algo te magoou, não guarde isso dentro de você, libere perdão. Em Mt 18.21-22 Deus nos ensina á perdoar 70x7, ou seja, perdoar quantas vezes for preciso. Se alguém te lançou alguma palavra negativa ou te fez algum mal, não tome posse dessa maldição, observe que o adversário usou essa pessoa para te atingir e impedir que você alcance todas as vitórias e alegrias que o Senhor tem preparado para você. Observe que satanás se apoderou do corpo de Judas Iscariotes, um dos doze discípulos de Jesus, e Judas traiu Jesus por um bocado de moedas, mesmo sabendo de seria traído, Jesus lavou os pés de Judas, em sinal de humildade e perdão. Jesus tinha poder para impedir aquilo, mas sabia se tomasse tal atitude não estaria cumprindo a vontade de Seu Pai, portanto, não tenha raiva ou guarde mágoa de alguém, sigamos o exemplo de Jesus e a sua palavra, perdoando sempre. Perdoar, deixar a vida seguir, não propriamente significa esquecer, e sim, lembrar sem raiva ou mágoa, ou cometer atitudes levadas por estes sentimentos, é lembrar como forma de aprendizado, o passado nos serve como experiência de vida. A forma como tratamos o passado diz o que somos hoje, tudo depende de como você reage diante daquilo que te machucou, se endureceu seu coração ou se te serviu de aprendizado, se te tornou amargurado ou sábio. 
"Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar á ira, porque está escrito: Minha é a vingança, eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer, se tiver sede dá-lhe de beber, porque fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a tua cabeça. Não te deixes vencer pelo mal, mas vença o mal com bem."(Rm12.19-21)
Coloque o teu coração nas mãos de Deus, deixe que Ele seja o teu defensor, seu coração está onde está o seu tesouro. O seu tesouro é o seu passado? Não te tornes amargurado, para que não cometa o mesmo erro do outro. A amargura não somente te aflige, bem como aos outros que te cercam e que te amam e precisam do seu amor, ela contamina a sua vida através da raiz e estende os seus ramos atingindo outras áreas da sua vida, e seu relacionamento com outras pessoas.( Hb. 12.15)
Se algo pesa em seu coração, se o seu passado te paralisa, se a mágoa te perturba, derrame o seu coração na presença do Senhor, esforça-te para dar o primeiro passo e os demais virão naturalmente. Muitas vezes temos que fazer aquilo que é certo, e não o que nos faz sentir bem e confortável. Amadurecer também é adquirir sabedoria, e para isso, devemos sair da nossa zona de conforto, ter coragem e seguir o caminho que o Senhor nos ensinou, agir de acordo com seus princípios e não com o nosso desejo. Existe alguém melhor para te ajudar do que Deus? Então não se negue á seguir a sua palavra, Ele estará contigo nesta jornada. 
Não te tornes estátua na terra, ao contrário seja sal e luz para o mundo, pague o mal com o bem. Essa mudança não ocorre da noite para o dia, no livro de Eclesiastes, Deus nos adverte que há tempo para tudo debaixo do sol, e o tempo é Dele. 
Pode ser que uma mesma situação do passado volte a acontecer no presente, a diferença está na sua sabedoria em reagir diante dela. 
"Mas uma coisa faço, esquecendo-me das coisas que para trás ficaram e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." 
( Fp 3.13-14)

A paz e a graça de Deus á todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário