sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O Princípio de tudo


 Alguns estudiosos acreditam que na verdade, o que houve foi uma recriação da terra. O início de tudo está escrito no livro de Gênesis, que significa princípio,talvez tenha sido escrito por Moisés e conta a história  de toda a criação.
"No princípio Deus criou os céus e a terra.A terra, porém, estava sem forma e vazia." Gn 1.1-2
Nesse ponto entra a "teoria da lacuna", na qual estudiosos sugerem que Deus destruiu a terra no julgamento de Lúcifer, por isso ela tenha ficado disforme e vazia e em trevas, só depois na recriação da terra que o Senhor criou a luz na terra.Mas esta é apenas uma hipótese que não foi legitimada e não consta na Bíblia que seja desta forma.
  No primeiro dia o Senhor observou a terra e viu que era disforme e vazia, havia trevas e águas apenas. Então o Senhor viu que não era bom e criou a luz, fazendo assim a separação entre o dia(luz) e a noite( trevas).
   No segundo dia, o Senhor fez o céu e ordenou a separação das águas, para que elas se juntassem em um ponto, então apareceu a porção seca, que chamou de terra, e as águas que se juntaram de mares.
  No terceiro dia o Senhor criou as plantas, relva, ervas, árvores frutíferas...
  No quarto dia, ele fez a lua, o sol e  as estrelas, para que fosse como sinal de quando era dia e quando era noite.
  No quinto dia, Deus criou os animais, répteis, aves do céu e animais aquáticos e ordenou que eles se multiplicassem na terra.
  No sexto dia Deus criou os animais de toda espécie e criou também  o homem e ordenou que ele se alimentasse dos frutos das árvores e dos animais.
"Também disse Deus: Façamos o homem á nossa imagem e semelhança, tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra, sobre todos os répteis que rastejam sobre ela. Gn 1.26
   No sétimo dia O senhor descansou.
Hoje conhecemos o sábado como sendo o sétimo dia. Sábado significa parar, vem do hebraico Shabbath, o dia em que o Senhor descansou e santificou para que fosse separado dos outros e dedicado á Deus.
  A Bíblia narra que o homem (humanidade) fora formado do pó da terra, Deus o soprou as narinas e lhe deu vida, sendo ele á imagem e semelhança Dele. E o chamou de Adão (Adamah-terra em hebraico), colocou-o no Jardim do Éden, onde havia a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal, que ficava bem no centro do jardim. Mas o senhor ordenou para que não comessem do fruto da árvore do conhecimento,caso contrário Adão morreria. Estando o homem no paraíso, com tudo o que ele precisaria e em um lugar lindo, Deus o orientou á cultivar a terra e zelar dela. Talvez, neste ponto o Senhor tenha instituído o trabalho.
O senhor trouxe ao homem tudo o que havia criado e pediu que Adão desse nome á tudo, e assim o fez, dando nomes á todos animais, plantas....Um dia, Deus olhou para Adão e viu que ele estava só e que precisava de uma  companheira, então o fez cair em um sono profundo, tirou uma de suas costelas e fez a mulher. Vendo o que Deus havia feito disse Adão:
"Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne. Chamar-se-á mulher, porquanto do homem fora formada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une á sua mulher, tornando-se os dois uma só carne." Gn 2. 23-24
"  E Deus os abençoou e lhes disse: sede fecundos e multiplicai-vos, enchei toda a terra e sujeitai-a , dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais." Gn 1.28
E surgiu o casamento, a união entre o homem e a mulher.
Ambos andavam nus pelo Éden e não conheciam a vergonha, a malícia.Até que a serpente (Satanás disfarçado) instigou Eva, dizendo que se eles comessem do fruto proibido da árvore do conhecimento do bem e do mal, teriam o mesmo conhecimento de Deus. Eva caiu em tentação e comeu do fruto fez com que Adão também comesse. Cair em tentação é quando agimos de acordo com a nossa vontade e não segundo a vontade de Deus. Eles escolheram desobedecer uma ordem direta do Senhor, assim conheceram o pecado e provocaram a fúria de Deus.No instante que comeram o fruto proibido,  seus olhos foram abertos para a maldade, e viram que estavam nus e sentiram vergonha, pegaram folhas das plantas e usaram como vestimentas.Quando ouviram a voz de Deus os chamando, se esconderam. Mas o Senhor logo entendeu o que havia acontecido e castigou á todos.
 "Disse á serpente: rastejarás sobre teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida." Gn 3.14
 " E ao homem: porei inimizade entre ti e a tua mulher, entre a tua descendência, maldita é a terra por tua causa,obterás dela o sustento com fadiga e assim será até que tornes a terra, do pó fora formado e do pó voltará."
" E disse á mulher: multiplicarei os sofrimentos de tua gravidez,em meio á dores darás a luz e o teu marido te governará."Gn3 .15-17
E fez o Senhor roupas de pele para eles vestirem, os proibiu de comerem do fruto da árvore da vida, que os daria vida eterna, e os expulsou do Paraíso, colocando anjos com espadas guardando os portões do Éden para que ali, eles não mais entrassem.
Adão e Eva habitaram na terra, fora do Jardim do Éden, tiveram filhos e descendentes e por isso, hoje estamos nós aqui, vivendo na terra e tendo conhecimento do bem e do mal, estando também sujeito á eles, com o poder de escolha.Observe que Deus teve misericórdia com Adão e Eva, o castigo para quem comesse do fruto proibido era a morte, e o Senhor não os matou, mas os expulsou do paraíso. A morte aqui é literal, o homem morreu para o primeiro projeito de Deus, ainda somos feitos á imagem e semelhança Dele, podemos alcançar a vida eterna através de sermos obedientes á Ele , vivendo de acordo com  a sua palavra. Apesar de estarmos sujeitos á todos tipos de mal, podemos contar com o Seu amor e misericórdia para nos proteger.
Acredito que Adão e Eva tenham se arrependido profundamente do pecado que cometeram, principalmente pela história trágica de seus filhos Caim e Abel.Lembram que Caim matou seu irmão, Abel? Eles foram vítimas do pecado que introduziram á humanidade.
O Senhor nos colocou no mundo, mas não nos deixou desamparados.Temos seus ensinamentos e promessas, que nos ajudam á alcançar as nossas bençãos. E quando Ele viu que na humanidade havia muito pecado e maldade, enviou seu único filho como nosso Salvador, afim de pagar por nossos pecados e nos dar outra vez, mais uma chance de alcançarmos  a salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário